Durante os dias 29 e 30 de setembro, jovens, trabalhadores e estudantes campesinos do município de Curimatá (PI) participaram do Festival Regional da Juventude Rural. A ação é organizada pela Coordenadoria Estadual da Juventude do Governo do Estado do Piauí (Cojuv), e Federação Estadual de Trabalhadores Agrícolas (Fetag).
O objetivo do encontro foi discutir as principais dificuldades enfrentadas nas esferas de trabalho, renda, autossustentação da juventude em áreas de assentamentos e comunidades rurais, cooperação, acesso a crédito, impactos dos agrotóxicos, educação pública, além da democratização de espaços e meios culturais no campo.
Para a secretária de Jovens Trabalhadores Rurais, Mazé Morais, esse encontro possibilitou aos jovens novos conhecimentos, trocas de experiências sobre agricultura familiar, empreendedorismo rural. “A programação abordou aprendizado de técnicas agrícolas, entre outras atividades, teve ampla participação”, ressalta.
No estado do Piauí mais de mil jovens receberam orientações sobre a realidade rural. Qualificações, painéis, grupos de discussões já aconteceram nos municípios de Teresina, Oeiras, Manoel Emídio e Curimatá.