Hoje completa-se 43 anos sem um dos grandes nomes da Esquerda Brasileira: Carlos Marighella. O baiano, que além de defender os ideiais comunistas, também encantou as pessoas com um jeito simples e poesias lindas.
Há poucos meses estreou o filme sobre o herói baiano. Vê-lo é de extrema importância para entender o período militar no Brasil e os desdobramentos que levaram o governo brasileiro a instituir a Comisssão da Verdade. Quando foi covardemente morto no dia 4 de novembro de 1969 em São Paulo, deixava para o país um legado de luta em defesa do socialismo e da democracia.
O filme se baseia na vida de Marighella, baiano, vítima de prisões e torturas e autor do mundialmente traduzido “Mini- Manual do Guerrilheiro Urbano”. O longa é uma construção histórica e afetiva do homem que dedicou sua vida para transformar o Brasil através de sua ação.
Assista ao trailler do filme:
Filho de operário imigrante italiano e de negra filha de escravos africanos, Marighella nasceu em Salvador em 1911. Iniciou o curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Bahia, que abandonou para ingressar no Partido Comunista em 1932. Neste ano, foi preso pela primeira vez, por escrever um poema crítico ao interventor Juracy Magalhães.
Eleito deputado federal constituinte em 1946. Em maio de 1964, após o golpe militar, é baleado e preso por agentes do Departamente de Ordem Política e Social (DOPS), dentro de um cinema, no Rio de Janeiro. Libertado em 1965 por decisão judicial, no ano seguinte opta pela luta armada contra a ditadura. Em fevereiro de 1968 funda o grupo armado Ação Libertadora Nacional. Na noite de 4 de novembro de 1969, Marighella foi surpreendido por uma emboscada na Alameda Casa Branca, em São Paulo. Ele foi morto a tiros por agentes do DOPS comandados pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury. Em 1996, o Ministério da Justiça reconheceu a responsabilidade do Estado pela morte de Marighella.
O escritor Carlos Marighella tem a obra poética reunida no livro “Rondó da Liberdade”. Ele também escreveu “A crise brasileira”, “Minimanual do Guerrilheiro Urbano”, “Pela Libertação do Brasil”, “Alguns Aspectos da Renda da Terra no Brasil”, “Algumas Questões Sobre as Guerrilhas no Brasil” e “Chamamento ao Povo Brasileiro”.
Veja o clip produzido pelos Racionais MC's: