A Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, através da Superintendência da Juventude, participou do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Políticas Públicas de Juventude (Forjuve), no Recife. Durante o fórum, os gestores compartilharam experiências e apresentaram políticas públicas para a juventude.
O encontro foi realizado no auditório da Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde houve discussões para melhorar e garantir os direitos dos jovens. A Secretaria Nacional de Juventude apresentou políticas públicas do Governo Federal e apresentou o Estatuto da Juventude. A reunião desta quinta-feira (31) foi encerrada com a posse da secretária estadual da Criança e Juventude, Raquel Lyra, como presidenta do Forjuve.
Outra assunto abordado foi a meia entrada. De acordo com o representante da Secretaria Nacional de Juventude, Márcio Carvalho, uma nova proposta foi elaborada e encaminhada para o Congresso Nacional. “O benefício é para quem? Alguns diziam que para todos os jovens contemplados pelo estatuto. Outros argumentavam que era apenas para estudantes.
Pelo bem do estatuto, resolvemos fazer uma proposta de mediação que diz que o benefício da meia entrada será para estudantes e jovens com renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo”, informou Márcio Carvalho.
Para a superintendente da Juventude de Alagoas, Ana Maria da Silva, as propostas apresentadas fortalecem a juventude brasileira. “Espaços de debates como este garantem novas e grandes ações de políticas públicas, além de fortalecer a luta da juventude por seus direitos”, disse Ana Maria.
Outro encontro aconteceu na sede da Secretaria de Planejamento, com a apresentação do programa Pacto pela Vida. Bernardo D’Almeida, secretário executivo de Gestão por Resultados, mostrou que o programa é uma política pública de segurança voltada ao combate à criminalidade. “Diante do sucesso do ‘Pacto pela Vida’, o governador Eduardo Campos ampliou a ideia dentro do governo e criou o Pacto pela Saúde e Pacto pela Educação”, esclareceu Bernardo D’Almeida.
Os gestores assistiram a uma rápida apresentação da Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco. Raquel Lyra explicou que a missão da secretaria é defender e promover a garantia dos direitos das crianças e jovens do estado. Ao mostrar os projetos realizados pela secretaria, Raquel Lyra não poupou elogiou nem escondeu o orgulho pelas Casas de Juventude. “A casa é o nosso carro chefe. Estamos sempre aperfeiçoando e sanando desafios e carências”, falou a secretaria.
Na visitação às casas, os gestores estaduais ficaram encantados com o projeto. A Casa da Juventude é um programa para jovens entre 15 e 29 anos com o objetivo de reunir jovens em seus movimentos e coletivos para tratar e discutir políticas públicas nas mais diversas áreas – saúde, educação, cultura, segurança.
“É incrível o poder que tem uma casa como esta. É o lugar onde os jovens podem se reunir para debater ideias, políticas, além de ser um centro de lazer e cultura. Nossa ideia é criar em Alagoas um programa semelhante para que nossa juventude também tenha seu espaço, também se organizar e lutar por suas ideias e conceitos”, disse a superintendente Ana Maria da Silva.