A Coordenadoria Estadual da Juventude do Governo do Piauí (Cojuv) e demais parceiros promoveram, desde a última quinta-feira (24), o 1º Encontro de Jovens Rurais. O evento ocorreu na cidade de Oeiras, no Centro Paroquial.
Participaram cerca de 250 jovens do Território do Vale do Rio Canindé, que discutiram sobre alternativas de crédito fundiário, geração de renda com o objetivo de incentivar a permanência dos jovens agricultores no território.
"O Estado tem uma dívida com a juventude do Piauí. O 1º Encontro de Jovens Rurais é uma grande vitória para esses jovens, eles terão a oportunidade de debaterem, durante três dias, oportunidades para atividades no meio rural, além de orientações sobre conveniências de crédito e firmação dos seus direitos enquanto jovens trabalhadores rurais”, afirma o diretor de Inserção do Mundo do Trabalho, Miguel Ernesto.
O professor e economista da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Luis Carlos Rodrigues Cruz Puscas, iniciou o encontro fazendo uma análise de conjuntura, ressaltando a realidade dos jovens trabalhadores rurais dos diversos países e estados do Brasil. "É necessário que haja uma democracia participativa, onde o jovem torna-se protagonista dos anseios da juventude, permanecendo no campo, lutando e debatendo por políticas públicas para o seu segmento”.
Ainda durante o encontro, técnicos do Banco do Nordeste discorreram sobre as linhas de crédito para o jovem trabalhador rural, discutindo as resoluções e estratégias para assegurar com juros pequenos o financiamento adequado para cada trabalhador rural.