Alunos do ensino superior do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) fundaram o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Aderson Ataídes, estudante do curso de Secretariado Executivo, foi eleito presidente da entidade superior de representação dos universitários.
A criação do DCE foi iniciada no segundo semestre do ano passado, com a realização de reuniões para elaborar a minuta do estatuto. A partir daí foi criada a comissão responsável pela elaboração do estatuto e a convocação de nova assembléia com os estudantes para a fundação do DCE.
"Estávamos havia 03 anos sem representatividade de nível superior dos estudantes aqui no IFMT. Agora, teremos como reivindicar e ter mais abertura para conversar com a direção", afirma Aderson.
Segundo o presidente eleito na assembléia, os jovens precisam participar mais das instâncias de decisões públicas para poder cobrar mais resultados das autoridades. "É necessária essa organização para cobrarmos resultados, principalmente para a área da educação, e a aplicação dos recursos públicos arrecadados de todos nós cidadãos".
A nova diretoria do DCE, além do curso de Secretariado Executivo, também terá representação dos estudantes dos cursos de automação, controle de obras e do curso de redes de computadores.
Na assembléia, os estudantes do Instituto Federal votaram pela aprovação do estatuto do DCE, pela fundação do Diretório Central e elegeram a primeira gestão da entidade pelo período de 06 meses. Após o encerramento desta gestão, a nova diretoria será escolhida por meio de eleição com mandato de 01 ano.