O carioca Everton Chacal, 23 anos, foi reconduzido na noite de ontem à Direção Executiva da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Nos últimos dois anos, Chacal foi diretor de Políticas Públicas de Juventude da UNE e participou de importantes processos, como o Ocupe Brasília e a aprovação do Estatuto da Juventude no Senado.
Em um processo eleitoral que teve participação recorde e delegados representando 98% das instituições de ensino superior no Brasil, Chacal foi eleito pela chapa “Bloco da unidade para o Brasil avançar”, com 2607 votos (69%), dentro de um total 3.764 delegados credenciados.
As outras chapas concorrentes foram “Oposição de Esquerda da UNE”, com 618 votos (16,4%) e “Campo popular que vai botar a UNE pra lutar”, com 539 votos (14,3%).
"É uma alegria imensa representar os estudantes brasileiros que não tem medo de se posicionar, de manifestar suas opiniões. No último período trabalhamos muito e agora não será diferente. Com muita segurança e consistência, faremos a UNE dar um passo à frente", afirmou Chacal logo após o término da apuração.
Além de Chacal na Direção Executiva, o movimento Um Passo à Frente também terá mais três integrantes no pleno da direção.