Com a meta de construção de novas lideranças políticas que contribuam com a política, a Juventude Socialista do Brasil (JSB), ganhou uma nova cara com a posse dos novos 31 membros da Direção Nacional, composta no dia 21 de maio de 2022.
Presidente Nacional da Executiva, Jiberlandio Sahad, afirma que a composição na direção nacional conta com uma juventude preparada para discutir todos os temas que acercam as questões políticas do pais.
“Nós queremos discutir um projeto de Brasil para o nosso partido. Onde nesse caso, a juventude se coloca na posição de discussão de todos os temas especificamente. Se pararmos para analisar, todos os movimentos históricos do Brasil foram feitos com a Juventude. Petróleo é Nosso, uma campanha da UNE no período da Era Vargas foi feita com a Juventude, o Impeachment do Collor foi feito com os estudantes, o protesto ‘não é por 20 centavos’ e consequentemente depois a ocupação no Congresso Nacional foi feito com a Juventude”, disse o presidente.
Dentro desse contexto, ele ainda que a maior meta da atual gestão será a de manter a construção de novos líderes políticos, já que a JSB se tornou referência após alguns a passagem de alguns líderes renomados do país terem passado pela pasta.
“Já passou pela JSB grandes nomes que hoje são conhecidos em diversas regiões do nosso país, a exemplo do Tiago Machado, vereador licenciado e secretário municipal de educação em Luziânia, por exemplo. Temos também o Rodrigo Dias, presidente do PSB no DF. Ambos são duas lideranças referenciais não só para nossa juventude quanto para o nosso partido”.
Já para a Secretária Geral da JSB, Ana Paula Moura, a nova gestão vem com um ar de renovação e empoderamento dos jovens sobre o que é cidadania e a importância que a política tem na vida de cada cidadão.
“O incentivo e acolhimento de jovens que estão dispostos a colocar a mão na massa e assim termos nos quadros da JSB mandatários, como deputados federais, estaduais, vereadores. Ressalto ainda mais esse incentivo e cuidado para nós, jovens pretos e periféricos que temos que estar ainda mais atentos ao que é nosso por direito e que mesmo sendo maioria da população, continuamos com baixa taxa de representatividade na esfera pública sendo necessário o olhar cuidadoso sobre a segurança da juventude preta, a inclusão destes nos espaços de poder e a defesa ao ensino público secundarista e universitário de qualidade para TODOS OS JOVENS BRASILEIROS!”, disse Ana Paula que ainda reforça que todos os temas ligados à juventude são importantes nova JSB.
Quanto as prioridades para essa gestão, Ana Paula diz que não há um tema específico a ser priorizado, já que todos se fazem extremamente importantes como a educação, saúde, cultura, cidadania, geração de empregos e oportunidades, diversidade e inclusão, economia básica, inserção no mundo digital e dentro de todos os temas podemos elencar a diminuição ou erradicação das desigualdades sociais no país.
“O Brasil vem testemunhando a força crescente dos jovens na construção de uma sociedade melhor. Estamos nas ruas, nas comunidades, no debate público, defendendo nossos direitos e os direitos da sociedade, mobilizando a juventude e chamando as autoridades e parlamentares à responsabilidade em respeitar, proteger e efetivar os direitos que nos são garantidos por lei. Nós sempre desempenhamos papeis importantes nos movimentos sociais históricos ocorridos no Brasil e nessa eleição não poderia ser diferente, estamos diante de um governo que tem sede em dar passos retrógrados relacionados a educação, a saúde pública, desigualdades sociais, na disseminação do ódio, da falta de diálogo, da desinformação e principalmente sob grandes ameaças a nossa democracia”, finalizou a Secretária Geral da JSB, Ana Paula Moura.
CONFIRA OS NOMES DA NOVA DIREÇÃO NACIONAL DA JSB!
EXECUTIVA
Secretário Nacional de Juventude: Tony de Siqueira Sechi RS
Presidente Nacional: Jiberlandio Miranda Santana ES
Secretária Geral: Ana Paula Simão Cardoso de Moura DF
Vice Presidente Nacional: Maria Luiza Lima PE
Vice Relações Institucionais: Caio Caldeira MG
1º Secretária: Beatriz Pontes RJ
2ª Secretária: Maria Gabriela Santos Silva BA
Secretaria de Políticas Públicas para as Juventudes: Carla Serejo AP
Secretário de Projetos: Israel Rocha SC
Secretário de Finanças e Organização: Wesley Costa GO
Secretária de Comunicação: Marcele Cortez AL
Secretário de Movimento Estudantil: Bruno Barreto CE
Secretária de Mulheres: Sterlayne Santos Rosseto ES
PLENA:
Secretário de Formação Política: Diego Adam RS
Secretário de Relações Internacionais: Alessandro Brandão AP
Secretário de Relações Parlamentares Luís Alves DF
Vice Sul: Éverli Wingert RS
Vice Nordeste: Icaro Cássio PB
Vice Centro Oeste: Carlos Renan Silva MS
Vice Sudeste: Gandhi Allasio Vieira SP
Vice Norte: Cleiton Roque Júnior RO
Secretário de Jovens Mandatários: Tales Bandeira MG
Secretário Especial da Amazônia: Deivid Henrique PA
Secretária de Cultura: Pablo Senna AP
Secretária Sindical: Dhiovana da Gloria Soares MS
Secretária de Direitos Humanos: Aline de Souza Rodrigues PE
Secretária de Políticas Educacionais: Amanda Aguiar CE
Secretária de Saúde Pública: Glendha Leal AP
Diretoria Jurídica: Julia Campos MG
Diretoria de Acesso ao Ensino Superior: Tom Valadares Neto SE
Diretor de Meio Ambiente: Paulo Henrick Figueiredo AC
Diretor de Assuntos Governamentais: Iago Sarinho PB