Embalados pelo Congresso Nacional da Juventude Socialista Brasileira (JSB) e o Congresso Constituinte da Autorreforma do PSB, realizados no final de abril, o 4º Encontro Nacional de Estudantes da JSB Nacional ocorreu, entre os dias 12 e 15 de maio, paralelamente ao 44º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (CONUBES), em Brasília. O evento foi o primeiro grande momento após a pandemia em que a base da juventude socialista e seus dirigentes tiveram a oportunidade de se encontrarem para discutir o cenário e o rumo da educação brasileira.
À frente da ação, o presidente nacional da JSB, Jiberlândio Sahad, falou sobre a importância do papel da juventude neste período de militância e o mérito do encontro para formação política dos jovens no reconhecimento das lutas das minorias: “Estamos aqui para fazer o mesmo que o nosso partido, defendendo a juventude, as mulheres, os negros e os LGBT’S. A JSB tem um papel fundamental de estar construindo uma via alternativa, porque nada de novo na construção de um país melhor foi feito sem a participação da juventude”, disse.
Já a secretária geral da JSB Nacional, Ana Cardoso, declarou que a importância da militância preta na reivindicação da educação brasileira para ocupação dos espaços de poder, e como a juventude socialista do PSB poderá contribuir nestas eleições: “É muito importante que estejamos ocupando este espaço de luta pela educação pública de qualidade. As pessoas pretas estão sempre nos piores empregos e nunca em lugares de destaque, então estou aqui para lutar pela educação da população preta e pela juventude preta. A militância jovem precisa entender o seu lugar e papel nesse processo eleitoral para que possamos mudar esse desgoverno”, frisou a secretária geral.
CONUBES e JSB
Durante os quatro dias de evento, foram reunidos mais de 7 mil estudantes de todas as regiões do país na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília, para participarem do 44º CONUBES. No evento, foram discutidos o agravamento da evasão escolar, o anseio da juventude por uma educação que dê espaço para sua potência e o debate de temas como crise econômica, meio ambiente, racismo e assédio.
Já no 4º Encontro Nacional de Estudantes da JSB, segundo o Presidente Nacional da JSB, foram discutidos, de modo especial, qual o tipo de política educacional que a juventude do PSB acredita: “O PSB sempre investiu e acreditou na educação pública, gratuita e de qualidade”, afirmou.
Para o diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Leandro Levy, que palestrou no Encontro da JSB, o PSB é um partido que segue firme na defesa da democracia e da educação brasileira: “Estamos dialogando a respeito do rumo da educação do Brasil. O PSB segue firme em defesa da escola democrática e nós vamos seguir defendendo aquilo que acreditamos através do socialismo criativo e das reafirmações dos nossos compromissos com a Autorreforma, para a avançar cada vez mais”, concluiu o diretor.
Segundo o diretor da União Nacional dos Estudantes e membro da Direção Nacional da JSB, Luiz Alves Lima Neto, este é um momento importante em que a juventude se une em prol da educação brasileira, após os desmontes do governo Bolsonaro: “Este é um governo que não tem compromisso com a educação e com o povo brasileiro. Nos últimos anos tivemos vários ataques à educação, como os cortes de investimentos e ações do Ministério da Educação, que não tem oferecido acessibilidade para o estudante brasileiro e gerando uma grande evasão escolar. Nós estamos aqui justamente para discutir, trabalhar e propor um novo governo”, frisou.
Revolução Criativa na Educação
Abordando a necessidade da reformulação política e social na educação e as teses do Eixo Temático IV da Autorreforma do PSB, o membro da Executiva Nacional do PSB e membro da Comissão Sistematizadora do Novo Programa do PSB e coordenador do site Socialismo Criativo, Domingos Leonelli, relatou sobre a importância do Congresso da UBES e do novo programa do PSB, que tem como característica a revolução criativa na educação como uma importante ferramenta para a luta dos estudantes.
“A UBES é o lugar onde praticamente todos os políticos começaram as suas ações como secundaristas, inclusive eu. Este novo programa do PSB traz uma tese central que é o socialismo criativo na educação, com importância enorme para nós, socialistas, pois ele define o novo tipo de socialismo que queremos”, afirmou o membro da Executiva Nacional.
Com informações: União Brasileira dos Estudantes Secundaristas