Há três semanas desde o início da construção do evento e já ultrapassando em números a edição anterior, mais de 6 mil delegados formam a base do congresso secundarista que espera envolver 10 mil escolas de todo país.
Entre estudantes, comissões, grêmios, escolas e entidades que por todo o Brasil participam se organizando, votando seus delegados e pensando a educação do país e suas melhoras, já são 7 milhões de secundaristas envolvidas na construção do fórum máximo de deliberação de organização da classe estudantil, o Congresso Nacional da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Conubes).
São aproximadamente 6.400 delegados inscritos: eles são os integrantes eleitos em suas escolas e com direito a voz e voto no fórum máximo de deliberação da entidade. Só na primeira semana o sistema de cadastro registrou logo de cara 3.823 estudantes inscritos (mais que o dobro do total da edição 2011), um record que é resultado da mudança no Estatuto da entidade que deu fim às etapas estaduais.
O evento reúne estudantes de todas as 27 unidades federativas, matriculados na educação básica (ensino fundamenta e médio), ensino técnico e pré-vestibular nos 26 estados e no Distrito Federal. No Congresso, cada secundarista brasileiro terá a oportunidade de participar, como observadores e delegados debatendo e votando as principais bandeiras que irão nortear a atuação da UBES nos próximos dois anos e também elegendo a nova diretoria.
Inscrições abertas até 30 de outubro
O sistema de inscrições estará aberto até o dia 30 de outubro, já computando 361 cidades registradas. Entre os estados com maior número de inscrição está o Paraná com 44 municípios e 401 delegados; Pernambuco com 40 municípios e 746 delegados; Bahia com 36 municípios e 730 delegados; Espírito Santo com 33 cidades e 455 delegados.