Com apenas sete dias desde o início das inscrições para o 40º Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundarista, o Conubes, a marca de estudantes inscritos já atingiu o número de 3.823 delegados de todo país. Estes estudantes já estão com seu pré-credenciamento liberado para participar com direito a voz e voto no fórum máximo de deliberação da entidade.
As inscrições no evento que acontecerá de 28 de novembro a 1ª de dezembro começaram na segunda-feira (23) e já ultrapassa a última edição realizada em dezembro de 2011 e que levou 1.561 delegados às urnas. Em tempo record que já totaliza 2.147 escolas envolvidas no processo eleitoral do Conubes, os números indicam que este será o maior encontro organizado pela entidade em seus 65 anos de história.
A construção do maior congresso secundarista
Entre as 355 cidades que já estão inscritas no sistema do Conubes, entre os estados que se destaca está Pernambuco, com 246 delegados e 40 cidades envolvidas; Bahia, com 231 delegados e 36 cidades envolvidas; Rio de Janeiro, com 158 delegados e 20 cidades envolvidas.
A participação dos estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, profissionalizante e pré-vestibular foi popularizado com a mudança no Estatuto da UBES que pôs fim às etapas estaduais, quando a votação dos delegados acontecia por estado. Durante o 14º Conselho Nacional de Entidades Gerais da UBES (Coneg) que aconteceu em setembro com as entidades municipais e estaduais de todo o Brasil que formam a UBES, os líderes estudantis votaram a favor da alteração do processo eleitoral, estabelecendo que a tiragem de delegados passa a ser realizada dentro das instituições de ensino.
Entenda e participe
Por meio de votação, o 40ª Conubes será responsável por eleger a nova diretoria à frente da entidade para os próximos dois anos, assim como estabelecer quais serão as principais bandeiras da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas no próximo biênio. Para participar dessas decisões o estudante precisa ser delegado representando sua escola, o que lhe dará direito à voz e voto em todas as instâncias deliberativas do congresso.