Hoje (26), o Movimento Um Passo à Frente lançou o manifesto e sua tese rumo ao 40º Congresso da UBES, que acontecerá de 28 de novembro à 01 de dezembro em Minas Gerais. Nos documentos são apresentadas várias opiniões sobre o Brasil, Educação, Movimento Estudantil, Gênero e Combate à Corrupção.
Inspirada na frase de Chico Science, “um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar”, a tese apresenta uma nova alternativa para o Brasil, ressaltando a importância de mudar as velhas práticas políticas, substituindo-as pela nova política, por um novo conceito de política.
“É importante ressaltar que o Movimento Um Passo à Frente é formado por jovens de todo o Brasil, secundaristas e universitários que desejam ver o país avançando e enxergam o movimento estudantil como um dos propagadores desse pensamento”, afirmou o presidente do DCE da Universidade Federal de Pelotas e coordenador nacional do Movimento Um Passo à Frente, Tony Sechi.
Clique AQUI e conheça a tese Um Passo à Frente.
Leia abaixo o texto do manifesto na íntegra:
MANIFESTO UM PASSO À FRENTE – Rumo ao 40º Congresso da UBES
No Brasil dos nossos sonhos, conseguiremos superar as desigualdades por inteiro. Teremos escolas, hospitais e toda a infraestrutura necessária. Nesse Brasil, as crianças e jovens se desenvolverão plenamente através de uma Educação de qualidade, atualizada e com todos os recursos didáticos. Esse Brasil que todos sonham é possível e depende de nós. Depende das lutas e decisões dessa geração!
Nosso país passou por diversas mudanças no último período. Cresceu, conquistou respeito e trouxe outras perspectivas ao seu povo. Hoje, o Brasil tem uma das maiores economias do mundo e milhares de brasileiros ascenderam socialmente.
Em contraponto a todas essas realizações, ainda convivemos com um país onde não há escolas para todos, onde hospitais e postos de saúde funcionam precariamente, onde a mobilidade urbana é comprometida e com milhões de pessoas na linha da pobreza. É preciso mudar! Avançar nas conquistas e trazer novas perspectivas para a população. Temos que eliminar as desigualdades e por fim a esses contrastes.
Cabe a essa geração implementar as mudanças que o país precisa. Essas mudanças caminham em paralelo ao desenvolvimento, com foco na sustentabilidade e ilimitando as possibilidades ao povo. A nós foi imposta essa responsabilidade sobre a condução de uma nação. Nós podemos e faremos mais!
Mostramos em junho passado que o povo brasileiro não adormeceu. Que se mantêm atento às questões nacionais, sociais, públicas. O grande levante dos brasileiros, que levou às ruas milhares, milhões de pessoas em todo o território nacional, provou que queremos mais, que podemos mais e que lutaremos para que essas transformações ocorram.
Nesse 40º Congresso da UBES, o Movimento Um Passo à Frente chega para mostrar aos estudantes brasileiros que é possível fazer mais e que para transformar o Brasil de hoje no Brasil de nossos sonhos, nós jovens, devemos estar na vanguarda, à frente das mobilizações e na luta por mais conquistas e direitos.
Precisamos inovar! Radicalizando a democracia!