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UNE lança campanha “Educação não é Mercadoria”

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Campanha tem como objetivo atentar estudantes das particulares
Movimento Estudantil - 02/12/2013

Fim de ano é época de descansar, tirar as merecidas férias e planejar o que virá pela frente. Para os estudantes das universidades privadas, no entanto, é tempo também de ficar atento aos abusos cometidos pelas instituições de ensino. É nesse período de renovação das matrículas que os “tubarões de ensino”, os donos das faculdades particulares, avançam com toda a ganância e fazem vítimas, principalmente com o aumento das mensalidades, desrespeito aos inadimplentes e cobranças de taxas abusivas.

Para manter atentos os estudantes, a UNE vai reforçar a sua vigilância nas universidades privadas com a campanha “Educação não é Mercadoria”. O objetivo é alertar os estudantes para os seus direitos e evitar que as instituições mantenham as suas corriqueiras práticas abusivas.

Além de sucateamentos e reajustes abusivos, o ensino superior privado do Brasil tem convivido com descredenciamento de universidades, falta de fiscalização do MEC, ausência de pesquisa e extensão, falta de democracia, intimidação do movimento estudantil, cobrança de taxas ilegais e punições aos inadimplentes.

A UNE luta há anos por um ensino superior democrático e a serviço do desenvolvimento nacional. Ao longo dos mais de 76 anos, foram diversos projetos, campanhas, passeatas e jornadas para levar essa ideia à frente, sempre com o objetivo de transformar a universidade para transformar o Brasil. A atual gestão vai prosseguir cada vez mais disposta a criar condições melhores para os alunos das instituições privadas

Por isso, entendendo que é chegado o momento de avançar nas conquistas, a UNE reformula sua própria concepção de universidade e convoca os estudantes brasileiros a assumirem papel protagonista nas transformações do ensino nesse fim do ano.

 

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