Capa / Notícias / Notícia
 
 
Tamanho
   

Prefeito do Recife, Geraldo Júlio, assina compromisso com a JSB Nacional

    
- 05/03/2016

Neste sábado, dia 5 de mraço, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, foi o primeiro gestor a assinar o documento “Compromissos com a Juventude Socialista”. O texto tem o objetivo de garantir ofortalecimento da juventude no desenvolvimento e execução de políticas públicas e será apresentado a pré-candidatos do PSB em todo país ao longo deste. No documento, a JSB cita como exemplo diversas ações feitas na gestão do prefeito Geraldo Julio, como a instituição do Passe Livre, Prouni Recife e Robótica nas escolas.

Para o `Prefeito Geraldo Júlio, este é ium mportante passo para que o PSB continue com a marca na gestão de políticas Públicas para a juventude. O gestor acredita que a JSB tem o compromisso de levar as propostas de políticas públicas de juventude para todos os atuais prefeitos e pré-candidatos pelo PSB no país inteiro.

Segundo o Secretário Nacional da JSB, Tony Sechi,  "Recife se destaca na implementação de PPJ e na parceria com a Juventude, o que faz ser muito simbólico este compromisso começar por esta importante capital".

Veja a carta na ìntegra:

 

Ao longo da história do Brasil, a juventude esteve sempre na vanguarda de grandes transformações sociais, como: luta pela soberania do Petróleo, Enfrentamento à Ditadura, Diretas Já, Fora Collor, e recentemente, os movimentos pelo Passe Livre. A liderança dos jovens garantiu ainda marcos legais fundamentais para efetivação dos direitos das juventudes por meio do Estatuto da Juventude. Contudo, apenas os marcos legais não são suficientes para mudar de verdade a vida dos (as) jovens. Como diria o saudoso poeta Carlos Drummond de Andrade, "as leis não bastam. Os lírios não nascem da lei." Imbuídos deste espírito de inquietude e de pioneirismo, nós, da Juventude Socialista Brasileira, convocamos nossos prefeitos e pré-candidatos a assumirem os seguintes compromissos com o desenvolvimento integral juvenil:
 
1 - Promover o Desenvolvimento Sustentável da Juventude;
 
2 - Garantir a Equidade de Oportunidades e as Políticas Afirmativas;
 
3 - Fomentar a Cultura de Paz;
 
4 - Respeitar a Liderança Juvenil, mediante o fortalecimemto da Participação Autônoma e da promoção da Cidadania Ativa;
 
5 - Apoiar a Livre Expressão e a Cultura Juvenil. 
 
O momento atual exige dos gestores públicos ações reais que melhorem de fato a vida dos (das) jovens para assegurar a essa população o Direito à Cidade. As gestões socialistas nos municípios realizaram programas e projetos que podem nortear a execução das Políticas Públicas de Juventude e servem como modelo para os (as) companheiros (as) que desejam pleitear cargos eletivos em 2016. Ações como o Passe Livre, PROUNI Recife, Programa de Robótica nas Escolas, cursos de qualificação profissional e distribuição de tablets educacionais na Rede Pública de Ensino visam garantir equidade de oportunidades. As ciclofaixas e Academias Recife se encaixam no desenvolvimento sustentável da juventude em harmonia com a cidade. Equipamentos como o COMPAZ são pioneiros e buscam fomentar a Cultura de Paz principalmente entre os (as) mais jovens. A requalificação de espaços públicos como praças, parques, a criação de dispositivos de lazer como o Skate Park são exemplos de valorização da Cultura Juvenil. E nada disso tem sentido se a juventude não participar ativamente da construção das políticas públicas. Para isso espaços como o Conselho Municipal de Juventude e Conferências fazem parte da promoção da cidadania ativa. Esses cinco compromissos fazem parte do Plano Estadual de Juventude aprovado por Eduardo Campos e é parte importante do legado do PSB. 
 
Ao assinar esta carta de intenções o (a) candidato (a) está assumindo como compromisso o empoderamento e a emancipação dos (as) jovens como sujeitos de direito e atores fundamentais para o desenvolvimento das cidades.
 
Recife, 3 de março de 2016.

 

 
 
   
Copyright © 2011 Partido Socialista Brasileiro - PSB
SCLN 304, Bloco A, Sobreloja 01, Entrada 63