Capa / Notícias / Notícia
 
 
Tamanho
   

No Fórum Social Mundial, PSB assina carta-compromisso do Programa Cidades Sustentáveis

    
Brasil - 21/01/2016

O vice-presidente nacional de Relações Governamentais do PSB, Beto Albuquerque, assinou nesta quinta-feira, em Porto Alegre, a carta-compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis, durante o 15º Fórum Social Mundial (FSM). O programa, apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável, buscando melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de toda a sociedade.

Além da assinatura da carta-compromisso, Beto Albuquerque debateu os desafios da implementação e municipalização dos objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil e reafirmou o compromisso do PSB com a pauta. “Eu tive a oportunidade, nas eleições de 2014, de subscrever esta carta que hoje se amplia com os objetivos mais atualizados. Precisamos criar uma nova cultura de transparência, sem medo de medir resultados, de planejar, de assumir compromissos junto à sociedade. O PSB veio aqui reforçar que todos os nossos candidatos socialistas, em todo o país, estarão orientados e mobilizados para pautar o debate sobre os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, pois acreditamos que esse é o caminho para cidades mais honestas, mais justas na igualdade de direitos e oportunidades e mais humanas”, disse Beto Albuquerque, que representou o partido no evento realizado na Assembleia Legislativa.
 
O Programa Cidades Sustentáveis está estruturado em 12 eixos temáticos e oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana. A Plataforma Cidades Sustentáveis reúne um conjunto de indicadores e um banco de boas práticas, com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos municípios, ressaltando políticas públicas que já apresentam bons resultados em todas as áreas da administração.  A proposta pretende evidenciar o que é possível fazer diferente, com incentivos às transformações necessárias nas lideranças políticas para um presente melhor sem inviabilizar o futuro das próximas gerações.

Movimentos organizados do PSB participam de debates no fórum

O 15º Fórum Social Mundial teve início na última terça-feira (19), em Porto Alegre, e os movimentos organizados do PSB participam ativamente das oficinas e debates do evento na sexta-feira (22).

O secretário nacional do movimento Sindical Socialista Brasileiro (SSB), Joílson Cardoso, e Vicente Salistre, da Direção Nacional do PSB/SSB, participarão da oficina “Conjuntura política, econômica e do movimento sindical no Brasil – A pauta da classe trabalhadora e as ameaças de retrocesso”, no dia 21, às 15h, no auditório da FRACAB. Já no dia 22, o secretário será palestrante no debate “Mesa de Convergência das Centrais Sindicais – Migração e trabalho decente”, às 9h, no Parque da Redenção.

“A participação do movimento nessa edição do fórum é no sentido de lutar contra a concepção do mundo monopolizado pelo capital e de preservar as culturas dos povos para que se construa um mundo novo com foco na sustentabilidade e na unidade”, disse Cardoso.

A secretária nacional da Negritude Socialista Brasileira (NSB), Valneide Santos, ministrará palestra com o tema "Mulher negra em marcha", às 11h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. A oficina abordará lutas e conquistas das mulheres negras em todo o país. Na ocasião, será apresentado o trabalho do Instituto Nacional Afro Origem (INAÔ), uma entidade, fundada em 2013 pela NSB, que visa discutir políticas voltadas aos negros, além de combater o racismo e todo tipo de violência racial.

"Nós participamos do fórum desde a sua fundação e é muito gratificante ver o empenho do PSB e da Fundação João Mangabeira que entendem a necessidade de empoderar seus militantes em suas causas, na esfera do conhecimento e em incentivar a participação dos movimentos nesses eventos", ressalta Valneide.

Ainda no dia 22, o presidente nacional e o secretário nacional da Juventude Socialista Brasileira (JSB), Douglas Alves e Tony Sechi, respectivamente, serão palestrantes na oficina "Uma nova política é possível", que será realizada às 11h, na sede da FRACAB, em Porto Alegre.

Anabel Lorenzi, membro da Executiva Nacional de Mulheres do PSB-RS, participou dos debates “Meio ambiente com sustentabilidade” e “O Brasil de hoje e perspectivas”. A secretária nacional do Movimento Popular Socialista (MPS), Maria de Jesus Matos, e a representante do MPS do Pará, Nilce Dias, participarão dos debates do fórum. O Movimento LGBT Socialista conta com duas representantes transexuais no fórum: Sayonara Nogueira e Tatiana Araújo.

O presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, e Beto Albuquerque também participarão como palestrantes no debate "A crise e as alternativas para o Brasil" que será realizado às 18h, no dia 22, na Sala da Convergência (térreo) da Assembleia Legislativa. Com o lema “Paz, Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta”, o FSM segue até o dia 23 de janeiro.

 

Notícias Relacionadas à Brasil
 
 
   
Copyright © 2011 Partido Socialista Brasileiro - PSB
SCLN 304, Bloco A, Sobreloja 01, Entrada 63