Capa / Notícias / Notícia
 
 
Tamanho
   

Passe Livre Estudantil já começa a valer em Pernambuco

    
Ações dos Estados - 27/07/2015

"A gente quer que o jovem apenas estude e deixe de se preocupar com outras questões, como o dinheiro da passagem e da refeição do dia". As palavras do governador Paulo Câmara traduziram bem o clima do ato de sanção da Lei que estabeleceu o Passe Livre Estudantil para 260 mil alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública estadual na Região Metropolitana do Recife (RMR), além de 1,5 mil cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE). A cerimônia lotou o Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas, nesta segunda-feira (27). O Passe Livre foi mais um compromisso assumido por Paulo na campanha que virou realidade.
 
O cartão já está nas mãos de 28 mil estudantes pernambucanos, que, a partir desta terça-feira (28), quando se inicia oficialmente o segundo semestre letivo, terão a gratuidade na passagem. Além desses, 58 mil alunos já fizeram o agendamento para receber o benefício. Os demais estudantes que têm direito precisam fazer uma inscrição no site www.atendimentovem.com.br ou pelo telefone 3125-7575, de segunda a sábado, das 7h às 19h.
 
No ato, o governador realizou a entrega simbólica de cartões do Passe Livre Estudantil. Paulo Câmara afirmou que o benefício representa um grande passo para os estudantes de Pernambuco. "Essa luta não é de hoje, vem de muito tempo. E ganhou uma dimensão necessária a partir dos movimentos realizados em 2013, onde a população foi às ruas para pedir serviços públicos de qualidade. E nós, que participamos de uma campanha eleitoral, vimos o quanto isso era importante para o povo. Isso representa um movimento para darmos condições aos nossos estudantes", destacou o governador.
 
O passe será carregado com 44 créditos por mês, concedidos pelo Estado, válidos de segunda até sexta, durante o período letivo. Para tal, serão observados alguns critérios como frequência nas aulas. Além disso, o estudante permanecerá com o benefício da meia passagem, podendo carregar até 26 créditos, totalizando 70 passagens por mês.
 
"Vamos trabalhar muito nos próximos quatro anos por um Pernambuco mais igual; um Pernambuco que se desenvolva por inteiro e que dê ao seu povo as condições de seguir em frente. Eu, como governador, tenho o compromisso de honrar cada uma das minhas promessas de campanha e cada palavra que foi dita durante o período eleitoral de 2014. O Passe Livre é apenas um dos vários movimentos que faremos ao longo dos anos. Não tenho dúvida que, juntos, faremos mais", cravou Paulo Câmara.
 
O projeto do Passe Livre Estudantil foi construído em Pernambuco com base no diálogo com a sociedade civil e com os movimentos sociais. No ato, os líderes dos principais movimentos estudantis do Brasil celebraram a conquista em conjunto com o Governo do Estado. Presidente da União Brasileira dos Estudantes (UBES), a carioca Bárbara Melo classificou a iniciativa como um "grande passo". "Estamos com muito orgulho dessa conquista que é nossa e do povo. Esse ato realizado hoje reafirma a importância da nossa luta", disse.
 
O secretário estadual das Cidades, André de Paula, contou que a implantação do Passe Livre foi uma determinação de Paulo Câmara. "O governador queria o Passe Livre funcionando no primeiro dia letivo do segundo semestre e a nossa equipe viabilizou o projeto, após meses de trabalho e dedicação", revelou.
 
EVASÃO ESCOLAR - A isenção na passagem vai reduzir a evasão escolar na RMR. Foi o que confirmou o gestor da Escola de Referência Assis Chateaubriand, localizada no bairro do Pina, Ubirajara Samuel. Ele contou que é alto o número de alunos que faltam por não terem meios de chegar à escola. Ubirajara classificou a iniciativa como mais uma "ferramenta que vai manter os alunos no caminho da escola". "Esse projeto mostra a sensibilidade do governador com a educação pernambucana", enalteceu o educador.
 
É o caso da estudante Damarys Nycoli, que revelou já ter faltado às aulas por não ter como pagar a passagem, coisa que não vai mais acontecer. "Esse é um benefício que veio reforçar a minha vontade de estudar. Com o Passe Livre, nós não temos mais que nos preocupar com o dinheiro; apenas estudar", comemorou a estudante, reforçando ainda que a sua renda familiar vai melhorar, pois sua mãe não vai mais ter que se preocupar com a passagem dela e do irmão, também aluno da rede pública.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação Governo PE

 

Notícias Relacionadas à Ações dos Estados
 
 
   
Copyright © 2011 Partido Socialista Brasileiro - PSB
SCLN 304, Bloco A, Sobreloja 01, Entrada 63